Há quem acredite que a gestão de redes sociais é uma boa frequência de postagem, mas essa visão está bem distante da realidade. Um bom gerenciamento de mídias digitais vai além do famoso Marketing de Conteúdo.
Administrar uma rede social significa estar no lugar certo na hora correta. Entretanto, o que isso quer dizer? A situação é sinônimo de muita pesquisa para entender onde está seu público-alvo e o que precisa naquele momento.
Além disso, publicar sem pensar ao gerenciar mídias sociais é um erro que pode custar tempo e dinheiro.
Confira algumas dicas para um bom investimento em redes sociais:
Defina uma estratégia:
Elaborar uma estratégia é o momento mais importante do processo. Pensar em trabalhar com mídias digitais sem uma estratégia bem definida é como tentar atingir uma mosca com um tiro de fuzil. Você pode desperdiçar recursos e não ser assertivo.
Além disso, é preciso garantir que cada uma de suas campanhas ajude você a se aproximar de suas metas de marketing.
Após definir quais redes sociais você planeja usar, é necessário considerar com que frequência deverá postar e que tipos de conteúdo você publicará.
Você pode começar a desenvolver uma estratégia se perguntando:
– Que tipo de conteúdo meus seguidores gostam mais?
– Você planeja entrar em contato com fãs e seguidores para começar uma conversa?
– Com que frequência você responderá a perguntas e avaliações postadas em sua página?
– Você pretende usar concursos e sorteios para envolver seu público?
Essas e outras perguntas devem ser respondidas em algum momento da elaboração da sua estratégia de redes sociais.
Conteúdo relevante:
Conteúdo relevante é o uso de informações interessante para sua persona. Além disso, esse conteúdo precisa fazer a diferença de alguma forma para seu público. Caso contrário, estará produzindo mais do mesmo e suas metas não serão atingidas.
O conteúdo não pode ser apenas útil, sendo necessário passar a mensagem correta para o público certo, no momento que mais precisar. As expectativas dos seguidores são superadas quando a página apresenta um conteúdo tão bom que o público deseja compartilhá-lo com outras pessoas. Por ter ajudado a seu público quando precisou, ele passa a ter uma visão positiva sobre a sua empresa. Geralmente, as pessoas tendem a fazer negócios com empresas que já conhecem e gostem.
Fale com quem entende de gestão de redes sociais
Entender de todos os processos na teoria é maravilhoso. Entretanto, aplicar os recursos na prática é totalmente diferente. Se for preciso, peça ajuda e contrate alguém que tenha história e experiência. Isso pode e fará toda diferença no seu negócio.
Vamos conversar?