Quais métricas de marketing você precisa acompanhar?

É preciso atenção com algumas métricas para alinhar sua campanha. Mas,  antes de elaborar um planejamento, deve-se responder a seguinte pergunta: vou conseguir medir os resultados?

Conheça e entenda algumas dessas métricas  para avaliar se os seus esforços estão valendo a pena.

 

Mensurar resultados é fundamental

A grande jogada do marketing digital é poder medir o sucesso das campanhas com precisão com  várias métricas.

Entretanto, existem milhares de dados disponíveis e definir o tipo certo de métrica para monitorar pode ser um desafio.

Para evitar o erro de monitorar métricas de “vaidade”, selecionamos as principais métricas de marketing que você deve acompanhar. Assim, você não irá perder tempo analisando dados que não informam nada sobre seus negócios.

 

ROI

O famoso retorno sobre investimento é a principal das métricas. Ela ajuda a identificar qual área da campanha está impulsionando as vendas. Além da receita e as ações que devem ser otimizadas.

Além disso, um ROI positivo significa que a estratégia é eficaz e lucrativa, enquanto um ROI negativo indica a necessidade urgente de ajustes.

 

Taxa de conversão

Seja qual for a ação desejada, acompanhar a taxa de conversão proporciona uma importante visão sobre as estratégias que estão produzindo os melhores resultados. Logo, o sucesso da ação é a razão do número total de visitantes pelo número desses visitantes que, realmente,  são convertidos em leads ou vendas.

 

CLP – Custo por Lead

É outra métrica de extrema importância, pois, o CPL é definido pela razão da taxa de conversão de leads de uma campanha específica e seu custo total. É uma boa métrica para obter insights sobre a lucratividade da campanha.

 

CAC – Custo por Aquisição de Cliente

O custo por Aquisição de Cliente é definido pela razão total dos custos de marketing para aquele período de tempo específico pelo número de novos clientes pagantes, gerados durante o mesmo período.

Qualquer investimento se fez necessário para aquisição de clientes.

Embora os cálculos possam não ser tão perfeitos, a métrica mostra se você está gastando mais para adquirir o cliente.

Agora que já conhece as métricas de marketing digital já pode elaborar (e mensurar) uma campanha de sucesso! Mãos à obra!