Você sabe identificar influenciadores digitais em seu nicho mercadológico? Os influenciadores são os famosos “digitais influencers”, como youtubers, blogueiros e afins, uma realidade como “profissões do futuro”. O marketing de influência estabelece parceria com pessoas influentes ou lideranças em potenciais com compradores de seu produto ou serviço. Por exemplo: se você possui uma loja de roupas, estabelecer um acordo com uma blogueira de moda é uma ótima alternativa.
As parcerias podem acontecer de diversas maneiras, envolvendo dinheiro ou não. Algumas empresas costumam propor permuta de produtos, ou seja, o influenciador troca a divulgação pelo produto do “contratante”.
Um artigo publicado em janeiro de 2017 da renomada revista americana Entrepeneur aponta cinco motivos para acreditar em sua explosão:
A propaganda perdeu força e um sinal disso está no crescente uso de bloqueadores de anúncios, pois já são adotados por 26% dos usuários de desktop e 15% de dispositivos móveis
Nos Estados Unidos, 59% dos gestores de marketing afirmavam em 2015 ter a intenção de incrementarem o orçamento para influenciadores
A maioria (92%) dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos que por marcas
Conforme a Nielsen Catalina Solutions, conteúdo veiculado por influenciadores gera 11 vezes mais resultado que campanhas tradicionais. O retorno sobre o investimento (ROI) é US$ 6,85 para cada dólar investido
Atualmente, 74% dos consumidores usam redes sociais — habitat dos influenciadores — em suas decisões de compra.
Como identificar influenciadores?
Um influenciador, não necessariamente, é aquele com um grande número de seguidores nas redes sociais. Você deve analisar se o perfil se adequa à sua marca. É importante considerar o engajamento dentro e fora das redes.
Microinfluenciadores
Uma pesquisa da Youpix, GfK e Airstrip mostra uma correlação direta entre a base de fãs e o nível de envolvimento com a produção do influenciador. Os criadores de conteúdo com 400 a 500 seguidores geram engajamento de 7,8% da base e os que possuem de 900 a 1.100 seguidores geram engajamento de 3,4% e assim por diante, até chegar ao nível dos grandes influenciadores com 900 mil e 1,1 milhão e somente 1,8% da base engajada (por engajamento subentende-se que o fã que compartilha, curte ou deixa comentários). O estudo foi feito com entrevistas presenciais e questionário on-line, envolvendo 300 usuários e com um banco de dados de mais de 230 mil influenciadores.
Os microinfluenciadores possuem um número menor de seguidores, entretanto, dependendo do seguimento de sua marca, podem gerar um engajamento satisfatório.
Você já usou essa estratégia? Conte pra gente como foi!