A construção e manutenção de um bom relacionamento com jornalistas é umas das principais estratégias de uma assessoria de imprensa. O relacionamento a distância entre imprensa e cliente é estreitado e, a partir disso, uma confiança é estabelecida. Conforme informações da edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa. Das atividades mais demandadas pelos clientes, o relacionamento com a mídia aparece em primeiro lugar com 75,2%, seguido da produção de conteúdo para plataformas diversas (44,1%) e gestão de redes sociais (43,7%).
Como funciona esse relacionamento?
Atualmente, já são quase 300 faculdades de comunicação brasileiras, ou seja, a cada ano, mais de dez mil profissionais são graduados com conhecimento prévio sobre o cotidiano de uma assessoria de imprensa. O bom relacionamento entra nesse momento, exercendo um papel de destaque na rotina de um assessor de imprensa. É neste momento que uma relação bem construída gera boa receptividade e preferência por parte dos jornalistas.
O relacionamento permite ao assessor identificar como funcionam as várias redações. Diferenciar as editorias para entrar em contato com os jornalistas, propor sugestões de pautas e, até mesmo, contribuir com sugestão de fontes para uma eventual matéria em produção naquele momento. Telefone, e-mail, redes sociais e whatsapp são os canais mais utilizados por assessores de imprensa.
Conhecer a rotina dos veículos de comunicação é imprescindível para identificar o horário que os profissionais costumam ficar nas redações e a dinâmica de cada caderno ou editoria. Deve-se saber o perfil do jornalista e que tipos de pautas costuma trabalhar, observando os prazos das matérias e entrevistas solicitadas e, caso não consiga ajudar no processo, avisar ao jornalista o quanto antes.
Mantenha seu mailing atualizado
Uma ação fundamental para construir melhor esse relacionamento é a manutenção de um mailing atualizado, ou seja, uma lista com as informações sobre jornalistas e veículos de comunicação. As informações, como nome do jornalista, veículo, editoria, e-mail, telefone e demais dados, ajudam no trabalho do assessor, sendo crucial a dedicação, uma vez que cada cliente possui os seus temas específicos para serem encaminhados às editorias e veículos específicos.
O mercado já tem empresas especializadas em plataformas com contatos e informações sobre a imprensa brasileira em geral como serviço terceirizado de mailing. As empresas sem acesso a esse recurso podem entrar diretamente em contato com as redações e solicitarem os dados atualizados. Eles costumam enviar essas informações.
Apesar de ser um famoso clichê, na área da comunicação dizer que “relacionamento é tudo” faz muito sentido. Principalmente, em assessoria de imprensa. O desafio é trabalhar o relacionamento para que seja interessante, produtivo e eficaz para jornalistas e assessor de imprensa. A atuação das duas partes nada mais é que uma troca de profissionalismo e de ajuda mútua para manter a sociedade mais bem informada.