Marketing de conteúdo é uma série de estratégias para atrair clientes com a produção e distribuição de conteúdo relevante. Dessa maneira, você agrega valor à sua marca e aumenta o engajamento de potenciais clientes.
O propósito da ação é prospectar pessoas com real interesse e potencial de consumo de seus produtos ou serviços. Entretanto, é preciso conhecer bem a sua persona e direcionar os investimentos para as pessoas certas.
Confira algumas dicas para começar a elaboração de sua estratégia de marketing de conteúdo:
Tenha um blog
Um blog empresarial ajuda a criar mais autoridade para sua marca, apresenta um ótimo custo / benefício, sendo crucial para a divulgação de conteúdo relevante que gere leads. Ao utilizar um blog para produção de conteúdo próprio, você melhora o relacionamento com o seu cliente de forma natural e fluida.
Aposte em técnicas de SEO
Produzir conteúdo dentro do padrão SEO permite que você seja encontrado mais rapidamente pelos buscadores de forma orgânica. Quando o orçamento é limitado e não for possível investir em links patrocinados, a técnica é a solução para atingir as primeiras posições no Google. Aposte em títulos atrativos curtos e que contenham a palavra chave do seu texto. A palavra-chave também deve estar no primeiro parágrafo.
A principal função das Keywords é fazer com que o usuário que pesquisa (e o Google) entenda sobre o que você está informando em seu artigo. Os estudos promovidos pelo site Moz apontam que você precisa colocar sua palavra-chave principal nas primeiras 100 ou 150 palavras de seu conteúdo.
É de extrema importância pesquisar o volume da palavra chave desejada, antes de utilizar em seus conteúdos. Ferramentas como o Google Keyword Planner e o Google Trends são ótimas opções e são gratuitas.
Invista em redes sociais
As redes sociais como Facebook e Instagram são ótimas aliadas para sua estratégia de marketing de conteúdo. O Facebook tem 128 bilhões de usuários ativos, portanto, seu cliente em potencial também está on-line e pode visualizar o conteúdo de seu canal nesse exato momento. Vale lembrar que 80% dos brasileiros pesquisam sobre um produto ou serviço, antes de optar pela compra. Você pode ser o grande influenciador desse usuário no momento da compra. Uma grande oportunidade.
Investir em marketing de conteúdo é a melhor decisão que você tomará neste ano, se ainda não tomou. As ações permitem melhorar a visibilidade digital de sua empresa, gerando oportunidades para construir um relacionamento sólido com seu cliente. Conforme a Content Trends, maior pesquisa brasileira sobre Marketing de Conteúdo, 71% das empresas já adotam de alguma forma esse tipo de estratégia, sendo que recebem até 2,2x mais visitas no site e geram 3,2x mais oportunidades de negócio!
Aproveite os benefícios dessa decisão!